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- Takashi Iizuka fazendo Entrevistas sobre Sonic 4: Episódio 2
15 de mar. de 2012
O
''títio'' Iizuka andou dando entrevistas a respeito de Sonic 4:
Episódio 2. Uma entrevista foi para a Game Spy e a outra para a
Eurogamer. Tomei a liberdade de passar para cá algumas das partes mais
relevantes:
Melhoria para os dispositivos móveis:
Nós
começamos a criar o episódio 1 em 2009. Naquele tempo os disposivos
móveis disponíveis não eram tão bons quanto o que temos agora. Naquela
época não não poderíamos usar um programa para shader, então nós usamos
um pré-render para os gráficos.
Para
o episódio 2, os dispositivos móveis estão muito melhores comparados
com os de 2009, então o gráfico pode ser bem similar ao da versão para
console. Então é por isso que mudamos suavamente o estilo de arte.
Lançamento para o PS Vita:
Nós
não estamos pensando em lançar o título para o Vita no momento, porque
ele acabou de sair. Nós queremos ver o desenvolvimento do mercado e ver o
que acontece.
Primeiras idéias:
Quando
nós começamos a desenvolver o Episódio 1, nós já tínhamos planos para o
Episódio 2 em nossas mentes. O que nós estávamos pensando em fazer era
colocar Tails no Episódio 2. Então isso já estava previsto bem no
começo, ao começo do Episódio 1.
Lançado
o Episódio 1, nós tivemos muitos feedbacks da comunidade. As pessoas
foram bastante vocais sobre certas coisas, chamada de físicas. Eles
tinham alguns pontos bem específicos que eles queriam que fossem
arrumados em relação as físicas. Nós estávamos determinados a atacar
estes problemas.
Então
nós começamos a construir a engine do jogo a partir do zero para ter
certeza que nós iríamos corrigir aqueles problemas de física. Este foi o
ponto inicial do projeto.
Físicas a partir do Mega Drive:
Com
o Episódio 1, nós construímos a física do 0. Desta vez, ao invés de
adicionar a ela, nós voltamos aos jogos originais do Mega Drive e
olhamos as físicas a partir de lá. Nós tentamos ter certeza que nós
replicamos as coisas que as pessoas queriam para o Episódio 2. Foi dessa
forma que nós fizemos.
Eu
quis ter certeza que as pessoas poderiam jogar o jogo e não sentir algo
não-natural. Deveria se sentir bem. Ao invés pensar neles como nós
tentando dizer, "okay, é desse jeito que deve ser', nós olhamos para os
feedbacks onde as pessoas estavam dizendo, 'isso não está parecendo
natural'. Aquelas foram as coisas que nós decidimos eliminar, então eles
devem sentir que está natural quando eles jogarem o jogo.
Equilíbrio entre rehash e conceitos novos:
No
Episódio 2, nós quisemos ter certeza de haver consistência. Nosso
pensamento foi, metade nostalgia, metade novas surpresas e experiências.
Então há alguns leveis que você já viu antes e irá reconhecer, e alguns
gimmicks e elementos que você reconhecerá da era do Mega Drive. Mas
também há fases que nós colocamos para ter certeza que há conteúdo que
você nunca viu antes.
A questão do Tails e o level design:
Nós
vimos o Tails pela primeira vez em Sonic the Hedgehog 2. Naquela
ocasião ele veio como um seguidor, quase como um personagem bônus Sem o
Sonic o jogo não teria se defendido da maneira correta. Neste jogo, nós
fizemos questão de colocá-los no mesmo campo do jogo, então ele não é
apenas um seguidor, ele é outro personagem jogável.
Assim
nós incluímos elementos como o tag action, que resulta em diferentes
comportamentos dependendo se você está em terra, no mar ou no ar. O
level design foi criado com issto em mente. Você tem que cooperar para
completar os leveis. Haverá certas seções e gimmicks em lugares do level
onde você tem que fazer certas tag actions.
É
como se eles fossem igualmente importante um para o outro, ao invés de
ser o Sonic com um companheiro. Esta foi toda a abordagem e perspectiva
que fizeram diferença em como nós desenhamos os leveis e as diferentes
experiências do Episódio 1 para o Episódio 2.
Motivo do Wii estar de fora:
Nossa
intenção era também lançar o Episódio 2 para Wii. Mas há uma limitação
de tamanho do jogo para que você possa lançar na Wiiware. O fato de
Sonic 4: Episódio 2 ter cutscenes, e gráficos que não são imagens
pré-renderizadas 2D - é tudo 3D - todas essas coisas juntas fazem o jogo
muito grande para ser lançada como um título para Wiiware. Então,
infelizmente, desta vez nós tivemos que desistir de lançar para a
plataforma Wii.
Episódio 3 dependerá do sucesso do episódio 2:
Obviamente,
nós chamamos de Sonic 4: Episódio 1, então nós já planejávamos o
Episódio 2 desde o momento que criamos o primeiro. Mas na realidade nós
só planejamos o Episódio 2 quando criamos o Episódio 1. Nós planejávamos
o Episódio 2. Agora que nós criamos o Episódio 2, estamos interessados
em ver o que o mercado pensa dele. Queremos ouvir o feedback das
pessoas. Queremos ver quão bem será a perfomance. E então talvez nós
possamos olhar para o que fazer em seguida.
Será que Teremos o Episode 3?!